Gestão de Ativos
A gestão de ativos dentro da Universidade Federal do Ceará (UFC) é fundamental para que se alcance os objetivos traçados no planejamento estratégico. Diante disso, faz-se necessário a gestão de software e hardware na universidade com o intuito de criar procedimentos capazes de garantir a disponibilidade e a integridade dos ativos em uso na instituição, preservando assim a informação gerada ou mantida.
Os ativos são divididos nos seguintes grupos:
-
Ativos intangíveis: A marca e a reputação da Universidade, por exemplo; aquilo que não é constituído de um bem material físico.
-
Ativos físicos: Equipamentos que compõem os recursos de tecnologia e de informática, como computadores, mídias removíveis, equipamentos de comunicação e conectividade, entre outros e suas respectivas instalações.
-
Ativos de softwares: Os programas, sistemas, ferramentas e utilitários adquiridos ou desenvolvidos pela UFC e que fazem parte das atividades em seu dia a dia.
-
Ativos de serviço: Equipamentos de infraestrutura como eletricidade, ventilação, controle de umidade, entre outros.
-
Ativos de informação: São dados em tráfego ou armazenados em sistemas de informação, estejam estes em formato lógico (elétrico, magnético ou ótico) ou físico (impressos).
Considera-se ativos de tecnologia da informação da UFC os ativos físicos, os ativos de softwares e os ativos de informação. No entanto no processo de Gestão de Ativos de TI estão sendo considerados a prioritários os ativos físicos e de software. As diretrizes relacionadas aos ativos de informação serão especificadas na Política de Gestão de Ativos de TI. Os ativos intangíveis e os ativos de serviço não serão considerados inicialmente neste processo.
Este processo tem como objetivos principais:
-
Estabelecer padrões para que os ativos de tecnologia da informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) sejam identificados;
-
Definir responsabilidades apropriadas para proteção e divulgação da gestão dos ativos da informação da UFC;
-
Assegurar que o ciclo de vida dos ativos seja realizado e gerenciado para garantir a Segurança da Informação e ficar em conformidade com as legislações, normas e boas práticas recomendadas.
A Gestão de Ativos de Tecnologia da Informação se aplica a todos os colaboradores da UFC, quais sejam: funcionários servidores ou comissionados, estagiários, menores aprendizes, terceirizados ou indivíduos que direta ou indiretamente utilizam ou suportam os sistemas, infraestrutura ou informações da UFC.