“A Semana Nacional de Arquivos é um período dedicado a eventos de cunho acadêmico ou artístico-cultural relacionados aos arquivos de todo o país. Seu objetivo é aproximar as instituições da sociedade, aumentar sua visibilidade e divulgar os valiosos trabalhos desenvolvidos. O evento insere-se no calendário internacional de celebração do dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e segue o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA): Desenhando Arquivos. ” (CONARQ)
Pelo segundo ano consecutivo a UFC adere a esse evento e através dele visa aprofundar questões acerca de seu patrimônio arquivístico.
O evento será realizado nos dias 05, 06 e 07 de Junho de 2019.
As inscrições serão recebidas até o dia 03 de Junho de 2019 através do site tinyurl.com/cpadufc.
O evento tem como público alvo discentes de instituições de ensino variadas e servidores da UFC.
Cartaz da III Semana de Arquivo
Programação do Evento:
DIA 05 DE JUNHO
08:30 às 10:00 – Conferência de abertura:
Desenhando Arquivos: da gênese à difusão cultural
Júnia Ramos (Vice-Diretora da Diretoria de Arquivos/UFMG)
Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), especialização em Arquitetura e Organização da Informação, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é arquivista da Universidade Federal de Minas Gerais aonde atua como Vice-Diretora do Diretório de Arquivo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fórum, arquivistas, comissão, política, arquivos, falsificação, autenticidade, diplomática, política, implantação, arquivo e tipologia, documento,gênese.
10:00 às 12:00 – Mesa-redonda I:
Informação e Transparência na UFC
Profª. Geovana Maria Cartaxo de Arruda Freire (Ouvidora Geral/UFC)
Professora e Ouvidora Geral da Universidade Federal do Ceará. Como professora leciona na Faculdade de Direito e na Faculdade de Arquitetura, nas disciplinas de Direito Ambiental e Direito Urbanístico. Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), quando foi bolsista de doutorado pelo CNPq. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1993), foi bolsista no Programa de Iniciação à Pesquisa Científica do CNPq, cursou mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (1998 foi bolsista do CNPq,. Desenvolve pesquisa na área de Ciberdemocracia e Judiciário. Atua principalmente nos seguintes temas: ciberdemocracia, direito ambiental, plano diretor, legislação urbana e desenvolvimento sustentável. Participou do Conselho Nacional do Meio Ambiente como representante das organizações não governamentais do Nordeste
Tatieures Gomes Pires (Diretora da Secretaria de Governança/UFC)
Mestranda em Avaliação de Políticas Públicas na Universidade Federal do Ceará, onde desenvolve pesquisa na área de Governança Digital. Servidora efetiva da Universidade Federal do Ceará no cargo de Analista de TI com especialidade em Governança e Gestão, ocupa o cargo de Diretora da Secretaria d Governança. Tem experiência nas áreas de Auditoria, Governança, Controle Interno, Gestão de Riscos e Gerenciamento de Processos.
Regina Célia de Camargo Campos (Arquivista do Núcleo de Documentação/UFC)
Mestranda em Políticas Públicas da Educação Superior, Especialista em Gestão Pública, Arquivista formada pela Universidade de Brasília – UnB e servidora da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora do Curso de Especialização Estratégica de Serviços de Arquivo da Faculdade de Tecnologia do Nordeste – FATENE e instrutora da Escola de Gestão Pública do Ceará. Experiência de 20 anos na área de Arquivologia. Atuou na Secretaria de Turismo do Ceará – SETUR-CE, Tribunal de Contas da União – TCU, Ministério da Integração – MI, Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM, Departamento Nacional de Obras Contra às Secas – DNOCS, Fundação dos Economiários Federais – FUNCEF, Senado Federal – SF, Ministério do Planejamento – MP, Câmara Federal – CF, Telecomunicações Brasileiras – TELEBRÁS e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT.
DIA 06 DE JUNHO
08:00 às 12:00 – Mesa-redonda II:
Diálogos Interdisciplinares: memória, cultura e história
Alênio Carlos Noronha Alencar (Coordenador de Patrimônio Histórico Cultural/SECULT)
Historiador, graduado em História pela UFC (2001), mestrado em História Social pela PUC/SP (2004), e Especialização em Gestão e Políticas Culturais pelo Observatório Itaú Cultural/SP e Universidade de Girona/Espanha (2015). Atualmente é Coordenador de Patrimônio Histórico Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, e Professor do Curso de Pedagogia e Direito da Faculdade Cearense (FAC), e também membro titular do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará (COEPA) da SECULT. Foi presidente da Associação Nacional de História – Seção Ceará (Gestão 2006-2008) e Professor do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), exercendo as funções de Coordenador Adjunto do Curso, e Coordenador do Curso de História do PARFOR-CAPES, ambas pela UVA. Também exerceu a função de Coordenador do Patrimônio Histórico Cultural da Secretaria de Cultura (Secultfor) da Prefeitura de Fortaleza, atuando como Conselheiro do: Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural; Conselho Municipal de Política Cultural e; Conselho Municipal de Turismo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação e do Direito, Patrimônio Cultural Brasileiro (material e imaterial), Educação Patrimonial, e Preservação de Acervos Documentais. Também atua na elaboração e gestão de projetos de políticas culturais.
Prof. Leandro Santos Bulhões de Jesus (Diretor do Núcleo de Documentação/UFC)
Historiador, licenciado e mestre pela Universidade do Estado da Bahia; com especialização, doutorado e pós-doutorado pela Universidade de Brasília, com período sanduíche do doutorado na Universidade de Lisboa. É professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em História/UFC, com experiência na área de História da África e da cultura afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: cinemas dos países africanos de língua oficial portuguesa; ensino de história e Leis 10.639/03 e 11.645/08, História dos quilombos e Educação escolar quilombola; teorias contra-hegemônicas/descolonização. Atualmente, iniciou uma pesquisa sobre intelectuais africanos e medievalidades. É líder do Grupo de Estudos Geppherg, juntamente com professora Renísia Garcia, da Faculdade de Educação/UnB e coordena o Laboratório e Núcleo de Documentação Cultural – NUDOC da UFC.
Graciele Karine Siqueira (Diretora do Museu de Arte/UFC)
Museóloga, formada pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2005. Mestre em Museologia e Patrimônio por esta mesma instituição em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), 2009. Trabalha no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC/UFC, desde setembro de 2008, atualmente é Diretora do referido Museu.
Felipe Teixeira Lourenço Garrido (Diretor da Divisão de Arquivo PROPLAD/UFC)
Mestre em memória social na linha de pesquisa memória, subjetividade e criação, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), graduado em história (licenciatura e bacharelado) na Universidade Gama Filho (UGF) e em arquivologia (Bacharelado) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é servidor da Universidade Federal do Ceará (UFC) aonde atua como Diretor na Divisão de Arquivo da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração. Faz parte da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UFC, da Subcomissão de Coordenação de Sistema de Gestão de Documentos do Ministério da Educação, e da Comissão de Acompanhamento do SEI da UFC. É Professor do Curso de Especialização Estratégica de Serviços de Arquivo da Faculdade de Tecnologia do Nordeste – FATENE, aonde leciona a disciplina Arquivos, Memória e Patrimônio. Possui experiência na área de gestão de informação e preservação de memórias pessoais e institucionais, em gestão pública e em docência. Áreas de interesse e conhecimento: arquivologia, história, filosofia, literatura, ciência da informação, arquivos pessoais, arquivos institucionais, gestão da informação, gestão pública, memória social, política e docência.
DIA 07 DE JUNHO
08:00 às 10:00 – Visita orientada ao Museu de Arte/UFC
10:00 às 12:00 – Visita orientada à Reitoria/UFC
14:00 às 16:00 – Conferência de Encerramento:
Os Arquivos e o Dever de Memória na Terra do Esquecimento
Prof. Márcio Porto (Diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará)
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1981), mestrado em História pela Universidade Federal do Ceará (2007) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é Diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, pesquisa, história, história da Igreja e Patrimônio Documental. Membro do Comitê Nacional do Brasil para o Programa Memória do Mundo da UNESCO, desde setembro de 2013. Integrante do Conselho Consultivo do Centro de Referência Memórias Reveladas: as lutas políticas no Brasil (1964-1985), do Arquivo Nacional (RJ). Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq: “Arquivos e Bibliotecas: apropriações teóricas e aplicações metodológicas”, desde 2014. Membro do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), desde de junho de 2015
16:00 às 17:00 – Apresentação Grupo Verso de Boca
17: 00 às 18:00 – Coffee Break
Fonte: Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD